Frango Assado com Tomilho e Laranja
A receita começa com uma salmoura, que garante que ele fique muito suculento e bem temperado. Mas se estiver com pressa pode pular essa etapa e ir direto para a manteiga temperada, ele ainda vai ficar bem gostoso. O aroma das laranjas e do tomilho fica super suave, e a manteiga serve apenas para deixar a carne mais suculenta e a pele mais crocante, você não irá sentir a sua presença ao final. As cebolas são um espetáculo a parte, ficam doces e macias. Gosto de assar elas com casca e tudo, assim elas não queimam no forno e você não tem o trabalho de descascá-las, apenas avise os convidados para retirarem uma ou duas camadas da cebola antes de comê-las e está tudo certo.
A salmoura ajuda a deixar o frango mais suculento e saboroso depois de assado, e garante que até as partes mais magras da carne, como o peito, não fiquem secas. Porém se você não tiver tempo, pode pular esta etapa, e ir direto para o final, apenas lembre-se de salgar bem a ave por dentro e por fora antes de temperar com a manteiga (se usar a salmoura não precisa salgar).
Ingredientes:
- 1 frango inteiro, de preferência orgânico e caipira
Salmoura:
- 3 litros de água filtrada
- ½ xícara de sal
- ½ xícara de açúcar
- 4 dentes de alho, descascados
- 2 folhas de louro
- Ramos de tomilho (a gosto)
- 1 colher de sopa de grãos de pimenta do reino inteiros
Para assar:
- 100 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 1 laranja
- Ramos de tomilho (a gosto)
- Uma cabeça de alho
- 4 a 6 cebolas médias
Modo de preparo:
Um dia antes de assar o frango, prepare a salmoura para temperá-lo. Em uma panela média, ferva 1 litro de água com o sal e o açúcar. Ferva por um minuto, misturando bem para dissolver tudo. Retire do fogo e transfira para uma tigela grande o suficiente para receber o frango inteiro. Adicione os outros 2 litros de água e os temperos. Leve à geladeira até que esteja completamente frio. A água não pode estar morna quando você adicionar o frango, pois ela pode elevar a temperatura da carne e permitir que as bactérias se instalem. Assim que esfriar adicione o frango à salmoura e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, e no máximo 18 horas, o ideal é deixar de um dia para o outro, para que os temperos penetrem bem na carne, mas se deixar muito mais tempo ele pode salgar demais e a carne pode perder sua textura.
Depois desse tempo, retire o frango da salmoura, lave em água corrente e seque com papel toalha. Neste ponto você pode seguir com a receita e assar o frango diretamente ou então ainda pode deixá-lo na geladeira, em uma assadeira destampada, por mais um dia até a hora que estiver pronto para assar.
Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 200ºC. Misture a manteiga amolecida com as raspas da casca da laranja e com as folhas de tomilho. Com cuidado, separe a pele da carne, no peito e nas coxas, enfiando os dedos aos poucos para descolar a pele até onde conseguir. Espalhe metade da manteiga temperada entre a pele e a carne. Recheie a cavidade do frango com meia laranja e vários ramos de tomilho. Amarre as pernas do frango e prenda as asinhas com um palito. Espalhe o restante da manteiga sobre a pele de todo o frango.
Transfira o frango para a assadeira que for usar. Corte a cabeça de alho ao meio e coloque na assadeira também. Corte as cebolas ao meio, com casca mesmo, e arrume ao redor do frango. Tempere-as com um pouco de pimenta do reino e azeite de oliva, e espalhe mais alguns ramos de tomilho por cima delas. Esprema a outra metade da laranja sobre o frango e leve ao forno. Asse até que ele fique cozido e bem dourado, em média de 1 hora e meia. De tempos em tempos, retire do forno e regue o frango com os caldos da assadeira para que ele fique mais saboroso e mais dourado.
Assim que terminar retire do forno, cubra com papel alumínio levemente e deixe descansar uns 15 minutos antes de cortar e servir. Transfira para uma travessa e arrume as cebolas ainda com casca ao redor.
Agora é só deliciar-se com um frango saboroso nesse feriado com toda a família reunida!